O pré-natal é o acompanhamento médico feito durante a gravidez. Ele não serve apenas para “ver se está tudo bem” — vai muito além disso!
Essas consultas têm o objetivo de cuidar da saúde da mãe e do bebê, para garantir que o bebê se desenvolva bem e nasça com segurança.
Durante o pré-natal:
E, se for necessário, o médico pode planejar cuidados especiais no parto ou logo após o nascimento.
Continue lendo para entender quais exames são realizados nesse período.
Durante o pré-natal, a gestante realiza diversos exames para acompanhar a saúde da mãe e do bebê.
Eles ajudam a detectar doenças como anemia, diabetes gestacional e infecções que podem ser transmitidas ao bebê.
Esses exames são fundamentais para prevenir complicações e garantir uma gestação segura para mãe e bebê.
Se você precisa de mais orientações e um acompanhamento seguro para o seu parto, entre em contato com a Dra. Fernanda Saldanha.
Se você busca uma obstetra experiente, acolhedora e atualizada para te acompanhar durante a gestação e parto, precisa conhecer a Dra. Fernanda Saldanha — médica com sólida formação e atuação dedicada à saúde da mulher.
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela UFRJ, também possui título de especialista reconhecido pela Febrasgo e AMB e é especialista em Mastologia pela UFRJ.
Além da prática clínica, compartilha seu conhecimento como professora de Saúde da Mulher e Saúde da Gestante pelo IDOMED, contribuindo para a formação de novos profissionais com foco em um cuidado mais humano.
Com vasta experiência no acompanhamento de pré-natal, partos e pós-parto, a Dra. Fernanda já cuidou de centenas de mulheres, sempre com um olhar atento, técnico e empático — respeitando as individualidades de cada gestação.
Seu atendimento vai além do consultório: é um suporte completo e seguro para que a gestante viva esse momento com confiança, informação e acolhimento.
Algumas condições exigem atenção durante a gestação e são acompanhadas no pré-natal:
Hipertensão gestacional | Pré-eclâmpsia
Acomete 5 a 10% das gestantes. Se não for controlada, pode evoluir para desfechos negativos, com riscos como dores de cabeça intensas, alterações visuais, convulsões e até coma. É uma das principais causas de mortalidade materna.
Diabetes gestacional
Afeta 2 a 4% das grávidas, sendo cada vez mais presente. Pode causar complicações no momento do parto e até mesmo óbito fetal e aumentar o risco futuro de diabetes tipo 2, obesidade e problemas metabólicos no bebê.
Placenta prévia
A placenta se posiciona sobre o colo do útero. Está associada a riscos elevados de complicações como sangramentos graves, prematuridade e necessidade de parto cesáreo.
O acompanhamento pré-natal é essencial para detectar e tratar essas condições a tempo, garantindo mais segurança para mãe e bebê.
Escolha uma profissional que te dê segurança e acolha seus anseios. Agende agora sua consulta.
O mais importante de todo esse processo é fazer tudo com ajuda da sua médica para que haja um olhar profissional que garanta que suas escolhas são as melhores para você e o bebê.
Além disso, peça para a médica obstetra assinar uma cópia do plano, pode ser até de forma antecipada, para garantir que seus desejos serão seguidos.
Escolha uma profissional que te dê segurança e acolha seus anseios. Agende agora sua consulta.
Se você tem qualquer dúvida, por favor, entre em contato para maiores esclarecimentos:
Se você tem qualquer dúvida, por favor, entre em contato para maiores esclarecimentos:
Dra. Fernanda Saldanha
Ginecologista e Obstetra
CRM 52.99272-0